Faculdade



É uma instituição que está autorizada a estar concedendo o mais alto nível de conhecimento para os alunos, quando eles terminam os seus cursos eles recebem um diploma comprovando que ele se formou naquele curso.

E cada faculdade é voltada para uma área de conhecimento, ela é uma unidade orgânica da universidade, deve-se levar em conta que quando se faz a menção de uma faculdade também deve falar o nome da universidade.

A faculdade também está autorizada pelo MEC a estar dando uma educação de nível superior e está destinada a parte acadêmica da pessoa que estiver estudando e a quando aquela pessoa se forma na faculdade é tudo registrado no MEC.
Tudo começa depois da faculdade



Até a faculdade é a hora que você estuda e aprende aquilo que vai usar não só no trabalho, mas na vida inteira. Costumam-se dizer que depois da faculdade é a hora que tudo começa. E isso de fato é verdade.

Isso por que a pessoa vai ter mais maturidade, vai começar a colocar aquilo que aprendeu em prática, pois o mercado de trabalho exige muito isso. As pessoas de certa forma vão “competir”, querendo um lugar melhor.

Por isso que é importante buscar o conhecimento, saber cada vez mais, se “atualizar”. Você começará uma vida nova, tendo mais responsabilidade, e terá que fazer de tudo para suprir as necessidades, pois não será nada fácil.
Cursos da faculdade ~



Desde que fora feito a revolução industrial, o cenário mundial mudou de forma completamente radical, estamos em um tempo onde que tem mais poder aquisitivo manda, e quem tem mais dinheiro, é porque faz parte do mercado de trabalho.

Hoje em dia quem não tem um diploma de nível superior, está praticamente fora do mercado como um todo existe vários cursos de faculdades que você pode fazer e se dar super bem no mercado a fora.

Os cursos de faculdade têm desde os mais tradicionais como direito, administração, medicina, até os mais tecnológicos, como computação, biotecnologia, biomedicina, bioquímica entre outros.
Os 10 mais prestados são:

Engenharia da computação
Ciência da computação
Direito
Medicina
Jornalismo
Administração
Biomedicina
Secretariado
Letras
Enfermagem

Qual a melhor universidade ?

Principais vestibulares do Brasil



Universidades públicas no Brasil

As universidades públicas podem ser federais, estaduais ou municipais. Isso irá depender de onde virá a verba destinada a mantê-las. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as federais serão enquadradas como autarquia (empresas de direito público criadas por lei específica).


Universidade estadual – administrada pelos estados.


Universidade federal – administrada pela União.


Universidade municipal – administrada pelo município.


... ...

Diferença entre Universidade e Faculdade

Universidade:
instituições cujas atividades primordiais são ensino, pesquisa e extensão para todas as áreas do conhecimento. É um conjunto de faculdades com uma estrutura adequada.

Faculdade: instituições de ensino que não cobrem todas as áreas do conhecimento humano e não são obrigadas a desenvolver pesquisas.

Cursos menos procurados e mais procurados

Muitos candidatos procuram cursos que estão em alta, a fim de se informar e decidir uma profissão. Existem várias instituições, privadas, particulares e cursos técnicos que informam os cursos mais procurados. Existem mais de cem profissões mapeadas para o futuro até 2030, de acordo com os estudos do “The shape of jobs”, realizada pela FastFuture, consultoria de tendências britânicas. Algumas delas são: Nanomédicos, Farmagranjeiro, Policial do Clima, Geriatras, Especialista em Reversão de Mudanças Climáticas etc.


... ...

Entre os cursos mais procurados temos os que envolvem Ciência e Tecnologia, Medicina, Direito, Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia. Entre os menos procurados encontramos Artes Visuais, Música, Alimentos, Letras, Filosofia e outros.

Qual será a melhor universidade para ingressar?

Na hora de escolher a universidade para cursar a sua graduação, busque informações das pessoas que trabalham, estudam, professores e pessoas da instituição de ensino. Olhe os sites, veja os fóruns, as entrevistas, vá à instituição e assista a uma aula de seu curso e veja qual é a melhor opção.

Outra alternativa é ver a classíficação que sua opção de curso obteve no Provão do MEC, na instituição escolhida. Não corra riscos de sair da faculdade despreparado, mas antes faça uma escolha e você terá melhores chances de ser inserido do mercado de trabalho.


... ...

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), um órgão relacionado ao Ministério da Educação (MEC), elaborou o IGC – Índice Geral de Cursos. Ele é responsável por avaliar e classificar as melhores universidades do Brasil. Com valores de 0 a 500, elas são avaliadas e também os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para isso, utilizam as notas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o Conceito IDD (Indicador de Diferença entre Desempenho) e variáveis de insumo (infraestrutura, corpo docente e programa pedagógico). A universidade em destaque no primeiro lugar foi:
Universidade Federal de São Paulo.
10 dicas para não engordar na universidade



1.Toma o pequeno-almoço. Nunca é demais lembrar a importância da primeira refeição do dia, que é precisamente a primeira por algum motivo especial: é aquela que te vai fornecer a energia necessária para enfrentares mais um dia de aulas, estudo ou exames com uma cabeça limpa e motivação extra. Caso contrário, a meio da manhã vais precisar de palitos para segurar os olhos e vais pagar para ingerir calorias desnecessárias no bar com aquele chocolate quente e croissant que acabas sempre por comprar. Faz de um bom pequeno-almoço o teu novo ritual matinal… não vais querer outra coisa, prometemos!

2. Dá uso às pernas. Esquece os transportes públicos e a boleia dos amigos e aproveita para ir a pé para a universidade – para além de ser uma óptima maneira de acordares de manhã cedo e de desanuviar a cabeça depois de um dia inteiro de aulas, é uma excelente maneira de te manteres em forma.
Sabias que por cada 1,6 km que andares, queimas entre 80-100 calorias? Se andares 8 km por semana, num ano vais queimar qualquer coisa como 26,000 calorias e evitar, por completo, os “7 quilos de caloiro”.

3. Inscreva-se no ginásio da universidade. Os preços praticados pelos ginásios universitários foram feitos a pensar nas carteiras dos estudantes e são sempre muito mais baratos do que qualquer outro health club, por isso, aproveita! Ainda por cima, vais estar na faculdade em aulas por isso mais perto e mais cómodo é impossível.

4. Dorme 8 horas por noite. Dormir bem e suficiente é um factor chave no que toca à manutenção do peso ideal, isto porque a privação de sono e o cansaço acumulado desequilibra determinadas hormonal. Quando não dormes o que deves, os níveis de grenalina (a hormonal da fome) aumentam, o que implica o aumento de peso; por outro lado, os níveis de leptina diminuem, o que nos deixa com mais fome.

. Estão a ver o que acontece quando as duas se juntam, não estão? O sono de beleza também pode ser considerado um sono de peso!

5. Inscreva-se num clube desportivo. Existem vários bons motivos para te inscrever num clube da tua universidade, entre eles a possibilidade de praticares um desporto que adoras, fazer novas amizades, representar as cores da tua faculdade, perder peso e manter a forma física.

6. Evita os 15 alimentos que deram o nome ao “freshman 15”: pizza, hambúrgueres, batatas fritas, francesinhas, massas à carbonara, refrigerantes, guloseimas das máquinas de venda automática, gelado, chocolates, rebuçados, chips (batatas fritas de saco), bolos, bolachas, comida pré-cozinhada/pré-congelada e sobremesas da cantina. Isto não quer dizer que nunca mais podes comer estas coisas, só não as deves comer todas, todos os dias.

7. Não estejas muitas horas sem comer. Com a correria entre aulas, a biblioteca, a conversa com os amigos e as compras de supermercado, é muito fácil saltar refeições, mas isso é terrível para os “freshman 15”. Porquê? Quando te aperceberes, estarás esfomeado e a comer tudo aquilo que te aparecer à frente – e de certeza que não vai ser uma salada e um bife grelhado! Se isto te acontece frequentemente, abastece a tua mochila todas as manhãs com 1 ou 2 peças de fruta, 1 pão com qualquer coisa, 1 barra de cereais…

8. Mantém-te hidratado. Da mesma forma que não deves passar muitas horas sem comer, o mesmo se aplica ao consumo de líquidos – e não estamos a falar de café e Coca-Cola. Na hora de te hidratares escolhe água ou chá verde, com 0 calorias e uma dezena de outros benefícios, são sempre escolhas acertadas para quem não quer engordar e pretende manter-se saudável.

9. Escolhe menus saudáveis. Quer comas em casa ou na cantina, tenta iniciar cada refeição com um prato de sopa ou de salada, seguida de carne ou peixe grelhado em vez de optar por muitos fritos. Não descures a fruta, nem os vegetais e experimenta os lacticínios magros, assim como os cereais integrais. É mais fácil planeares as refeições ao início da semana em vez de deixar a decisão para a hora de jantar – podes acabar por desistir porque não tens nada programado e encomendares uma pizza. Pesquisa online receitas saudáveis, económicas e rápidas, e cria o teu próprio livro de culinária!

10. A comida não é o teu melhor amigo. Pode ser, se for saudável, mas não o é se a procuras como conforto porque te sentes sozinho, tens saudades de casa e dos teus pais ou o teu namorado(a) acabou recentemente tudo contigo. Da próxima vez que deres por ti a comer gelado directamente do pacote pela terceira noite consecutiva ou a acabar mais um pacote de bolachas de uma só vez, pega no telefone e desabafa com uma amiga, irmão ou mãe; convida o colega de casa para ver um filme ou jogar Playstation; liga o Messenger para ver quem estáonline; ou planeia uma saída com os amigos. Aqui, sai tudo a ganhar – corpo, mente e alma.

Dicas de qual faculdade escolher



Decidir qual carreira seguir é algo extremamente complicado, isso porque os jovensse vêem envolvidos por dúvidas e incertezas. O último ano do Ensino Médio pode ser decisivo, ao longo dele os estudantes começam a se preparar para o tão temido vestibular.

Para escolher o curso, você deve analisar suas habilidades e interesse, assim vai conseguir visualizar traços da sua vocação. Após optar por uma área, a tarefa será escolher uma universidade. As instituições privadas são mais fáceis de ingressar e os estudantes de escola pública contam com programas como o Prouni para ganharbolsas de estudos.

Caso o seu desejo seja entrar em uma universidade pública então comece a se empenhar nos estudos porque o processo seletivo é bastante concorrido. Para fazer uma boa escolha com relação a instituição de ensino, verifique também se ela tem boas notas no Enade e reconhecimento do MEC.
... ...

Essa não é uma escolha tão simples assim. É preciso analisar inúmeros fatores antes de você decidir qual faculdade cursar. Hoje, existem varias instituições espalhadas por todo o país, principalmente na região sudeste.

Primeiramente, você deve saber quais universidades oferecem o curso pretendido. No estado de São Paulo, por exemplo, os interessados na área de exatas, podem cursar a UNESP de Bauru, Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Na parte de biológicas, instituições como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UNESP de Botucatu, dentre outras, podem ser uma ótima escolha. Mas é claro, que você também pode optar por universidades de outros estados ou particulares, nesse caso, você só terá que ver se a parcela cabe dentro do seu orçamento.

Qual faculdade fazer ?



Uma das maiores dúvidas dos jovens é na hora de escolher qual faculdade fazer. A indecisão é muito presente, são muitas opções e isso acaba atrapalhando um pouco.

A dica é que quem vá fazer um curso superior deve pensar no que realmente quer, e não o que os pais querem. A pessoa tem que pensar se isso é uma decisão momentânea, ou para sempre.

A carreira é algo importante, você pode sempre está aberto a sugestões, mas tendo em consciência que a decisão é somente sua. Para quem ainda não tem uma noção deve fazer os testes vocacionais, pois eles podem ajudar bastante, porém também não são decisivos.

Você apenas vai ter uma base, com os conteúdos que mais combinam com você. Pense no salário que possa receber, e no prazer de fazer a determinada escolha. Você pode fazer uma faculdade e depois fazer outra. Pense nisso !

As vezes as pessoas demoram a tomar uma decisão, isso por que é uma escolha que deve ser tomada com o tempo e deve ser muito pensada para não errar.

Para escolher uma faculdade para fazer, é sempre bom levar em conta alguns conceitos como por exemplo: Qual matéria você gosta e se sai melhor, se é realmente aquilo que você deseja para o resto da vida, saber como está o mercado de trabalho em vista de sua escolha e mais algumas coisas, que por mais simples que sejam faz a diferença.

Os pais as vezes querem escolher um caminho para seus filhos, mas a pessoa deve saber se vai ser bom para ela, tem que ter gosto em seguir aquela profissão. Então na hora de escolher uma carreira para a sua vida, leve em conta esses fatores. A dica é que você estude em uma universidade pública assim terá as melhores oportunidades. Então primeiramente estude muito, só assim você saberá o que fazer.
Universidade gratuita -



As universidades gratuitas são as mais concorridas e mais requisitadas no momento, pois as particulares estão mais caras a cada ano. Mas se você espera fazer uma faculdade sem muitos custos, você pode optar por se inscrever no Prouni ( Programa Universidade para Todos) e correr atrás dos seus sonhos.

Por mais concorrida que esteja uma universidade pública e por mais cara que esteja uma particular, você se inscrevendo no Prouni depois de acertar 45 pontos no Enem e ter uma renda familiar menor que 3 salários mínimos. Você pode realizar o seu sonho de fazer uma faculdade sem muitos custos.

Universidade gratuita pode não ser para todos, mas realizar um sonho de fazer uma faculdade e se formar num profissional numa área que realmente goste está sim ao alcance de todos. Não deixe de completar o terceiro grau e fazer o Enem, só assim você poderá entrar numa universidade sem pagar nada.
- Como escolher a faculdade para estudar



A cada ano que passa cresce o número de jovens que prestam os vestibulares, os quais estão cada dia mais preocupados com o futuro e por isso buscam uma vaga no ensino superior a fim de conseguir boas condições de trabalho no futuro. No entanto, sabemos que a escolha da melhor faculdade não é uma tarefa fácil, pois é necessário levar em conta diversos quesitos nessa hora a fim de poder escolher a mais vantajosa para seu caso.

Entre as mais concorridas encontram-se as federais e estaduais, que disponibilizam um ensino totalmente gratuito para seus alunos. Abaixo segue uma lista com as universidades que possuem os vestibulares mais concorridos:

• ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica)
• USP (Universidade de São Paulo)
• UnB (Universidade de Brasília)
• FGV (Fundação Getúlio Vargas)
• Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
• UEL (Universidade Estadual de Londrina)
• UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
• UNESP (Universidade Estadual Paulista)
• UFU (Universidade Federal de Uberlândia)

O que levar em conta na hora de escolher a faculdade
Trajetória da faculdade
Analisar a trajetória da faculdade é essencial na hora de decidir em qual instituição você deseja estudar. Verifique se ela possui parcerias de estágios com empresas, se oferece um bom ensino, se conta com uma boa estrutura, etc.
Visite a faculdade
Faça uma lista das faculdades que você deseja estudar e faça uma visita às mesmas. Não se deixe levar apenas por publicidade, pois muitas vezes o que é mostrado no papel não existe de fato.
Veja a qualidade do curso
Ao escolher seu curso você tem em mente uma série de idéias sobre ele (aulas práticas, teóricas, estágios, período integral). Antes de fazer sua matrícula no mesmo verifique se ele é realmente da maneira que você gostaria e se você se identifica com o curso ministrado naquela determinada faculdade.
Faculdade ou curso técnico ?



Atualmente, um grande número de jovens tem interesse em cursar uma faculdade ou fazer um curso técnico, pois tamanha é a necessidade de se qualificar profissionalmente. No entanto, na hora de escolher entre um dos dois surgem diversas dúvidas.

Faculdade

Passar em uma faculdade nem sempre é fácil, já que os vestibulares estão cada vez mais concorridos. O processo seletivo das universidades públicas costuma exigir bastante dos candidatos, por isso é importante se dedicar e estudar muito a fim de conseguir obter um bom desempenho.

Também existem as faculdades particulares, onde é possível ingressar nas mesmas e pagar o curso através de programas do governo como ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil), os quais são programas que auxiliam os jovens a cursar o ensino superior. A duração de uma faculdade é 4 ou 5 anos.

Cursos técnicos

Já os cursos técnicos muitas vezes são ministrados gratuitamente em ETECs e FATECs, mas a desvantagem é que você vai sempre depender de um chefe com formação superior.

Na hora de escolher entre um candidato com curso técnico ou ensino superior, a empresa vai levar em conta sua necessidade naquele determinado momento. Mas em geral, entre dois candidatos, o que possui curso superior vai estar em melhor posição.

A qualificação é muito importante para a contratação, mas é necessário também que você esteja interessado em trabalhar, caso contrário dificilmente conseguirá se efetivar no cargo, mesmo depois da contratação.

É mais indicado fazer uma faculdade ou um curso técnico ?

Esta escolha vai depender de você e das suas condições de vida, uma faculdade, mesmo que seja pública, gera mais gastos e também leva mais tempo para ser concluída, mas em compensação, costuma ser mais bem avaliada na hora da contratação.

Como escolher uma boa profissão #



A escolha de uma profissão é sempre muito difícil, pois devem ser levados em conta vários quesitos na hora da escolha da mesma.

Sendo importante que você opte por uma que lhe proporcione satisfação e sucesso financeiro.

Atualmente, diversas áreas estão em ascensão no mercado de trabalho, como Engenheiros de Redes de Informática, Hotelaria, Medicina Veterinária, Designer, Medicina, Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, Biomedicina e outras.

Lembrando que muitos desses cursos são disponibilizados em universidades públicas, as quais disponibilizam ensino gratuito de qualidade para que os jovens possam se tornar bons profissionais. No entanto, você também pode optar por estudar em universidades privadas, onde você pode se cadastrar em programas do governo como ProUni e Fies, que permitem um parcelamento das mensalidades da universidade.

Na hora de escolher sua profissão é importante saber quais são suas votações, pois é fato que com um trabalho árduo e com muita dedicação todos podem ser bem sucedidos na profissão, mas é necessário lembrar que todos nós possuímos vocações distintas, as quais podem nos ajudar na escola da carreira. Por isso, procure saber quais são suas vocações.

Algumas profissões encontram-se saturadas no mercado de trabalho. Porém, isso não significa que você ficará desempregado depois de sair da faculdade, mas pode ser mais difícil conseguir um bom emprego.

Para te ajudar na escolha da profissão é indicado fazer um teste vocacional, o qual pode ser feito com a ajuda de uma psicóloga ou através de sites da internet.

A maioria dos jovens encontra dificuldades para escolher uma profissão. Afinal é um passo importantíssimo, e muitos deles sofrem com a pressão do vestibular, pais, e a indecisão do que realmente querem para o futuro.Bom, aqui vamos dar algumas dicas para que você escolha da melhor forma possível.

Primeiramente lembre-se que a escolha é sua, as pessoas podem dar opiniões dicas, mais você deve escolher o que achar melhor para o seu futuro. Os testes vocacionais costumam ajudar bastante, porém não podemos esquecer de que é um auxilio e não uma escolha definitiva.
@ Como Escolher uma Carreira




Escolher a carreira certa não é nada fácil e requer uma série de planejamentos e decisões que devem ser tomadas e decididas com absoluta precisão.Não adianta querer decidir tudo com pressa e sem antes fazer a análise de alguns aspectos, pois, mais tarde você pode vir a ser arrepender disso.

Alguns decidem seguir a mesma profissão de seus pais ou familiares, pois, tem que manter os negócios da família em funcionamento.Outros optam por uma profissão que ofereça lucros e que esteja em ascensão para que não corram o perigo de passar por futuros problemas econômicos.

E ainda há aqueles que escolhem a profissão certa, pois, estarão exercendo pelo resto de suas vidas o que realmente gostam de fazer.Cada um tem que agir conforme a sua opinião e escolha, se errar aprenda com os seus erros e tente não fazer mais.A única coisa que se deve evitar é a perda de tempo, pois, esse é muito precioso.
Qual a finalidade se fazer um teste vocacional ~



Muitos são os jovens que terminam o ensino médio e perdem dois a três anos para conseguirem escolher uma carreira a seguir.Seria tudo muito mais simples se você já soubesse quais pontos você tem mais utilidade e quais não tem nada haver com você.Os testes vocacionais não têm como objetivo escolher uma profissão a seguir, mas sim auxiliar uma pessoa que ainda não tem noção do que vai, gosta ou tem o dom de fazer.O teste mostra as áreas em que a pessoa mostra mais habilidade, podendo ser um caminho a seguir ou apenas uma opção.O teste pode ou não dar certo vai da sua escolha, mas pode ser uma boa ajuda. Na internet esses testes vocacionais são oferecidos gratuitamente.

Acesse um dos sites mais conhecidos neste ramo .

Não perca tempo e faça o teste com certeza não vai diminuir em nada, pelo contrário, só irá acrescentar, você pode se interessar por uma nova coisa. Mas lembre-se faça sempre aquilo que você gosta.Muitos jovens dizem seguir uma determinada carreira só por que o pai ou a mãe quer assim, mas eles se esquecem de que terão de sofrer as conseqüências de uma profissão mal escolhida.Trata-se de uma grande responsabilidade que só depende de você por isso permaneça atento e encontra qualificações que mais combinem com você.
Universidades no Brasil .



Em todas as regiões do Brasil há universidades que visam formar grandes profissionais para expandir as diversas áreas de emprego existentes.Obviamente, como em tudo na vida há as melhores e as piores universidades.O ideal é escolher a que contém a profissão desejada e que é conceituada no país.

Na região Norte encontra-se as universidades: UFAC, UA, UFMA,UFPA,UNAMA, UNIRe a UFRR . Na região Nordeste encontra-se: a UFAL, UEFS, UECE, UEMA, UPE, UFPI, UFS, UFRN, entre outras.Já na região Sudeste encontra-se: PUC, UNESP, USP,UNIP, UNICAMP, UFSCAR, UFRJ, entre outras…

Na região Centro-Oeste encontra-se: UCB, UFG, UCDB, UNIANA, entre outras.E finalmente na região Sul encontra-se: PUC-PR, UEL, UNIOESTE, UFSC, FURB, entre outras.Opções é que não faltam para os estudantes estudarem e se formarem.Não desista de se tornar um profissional reconhecido nacionalmente
# Melhores universidades e faculdades do Brasil



Estudar em uma boa universidade é o sonho de muitos jovens, os quais passam anos e anos se dedicando aos estudos a fim de poder passar no vestibular dessas universidades, que estão cada vez mais concorridos devido o grande número de jovens interessados em possuir uma boa formação profissional.

No Brasil, existem diversas universidades federais, que possibilitam que os jovens estudem nelas sem ter que pagar nenhuma mensalidade, onde a maioria deles tem o custo somente de moradia, pois essas universidades geralmente se localizam em cidades mais desenvolvidas e muitas pessoas precisam morar fora de sua cidade natal.

O vestibular dessas universidades é muito concorrido, por isso se você deseja estudar em uma delas é necessário que você estude bastante a fim de conseguir obter um bom desempenho no vestibular das mesmas.

Muitas dessas universidades utilizam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte de seus processos seletivos ou até mesmo como processo único de seleção, sendo necessário que você se informe melhor sobre o assunto e veja qual é o critério de seleção adotado pela universidade que você deseja estudar.

A UFSCar, por exemplo, utilizará o Enem 2010 como processo único de seleção de novos alunos.

O importante atualmente é possuir uma boa formação, pois a cada dia que passa o mercado de trabalho está mais concorrido e exigente, onde aqueles mais bem preparados conseguem melhores oportunidades. Por isso é extremamente importante possuir uma boa qualificação.

Saiba quais são as melhores universidades do Brasil:

Universidade Federal de São Paulo – Unifesp
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Universidade Federal de Itajubá – Unifei
Faculdades oferecem bolsas de estudo ou descontos .



Uma pesquisa revelou que a maioria das faculdades oferece bolsas integrais ou parciais, além dos descontos disponibilizados.

As redes de ensino superior visam aumentar a procura em faculdades pagas, além de ajudar bons alunos que não possuem condições financeiras.

Isso tirando a parte de alguns programas governais, como o ProUni, que oferece bolsas de estudos em instituições superiores, para aqueles candidatos que mais se destacarem na prova.

Para isso você tem que mostrar interesse, e suas capacidades, pois eles querem bons alunos para elevar a nota da faculdade, tendo mais chances de formar um excelente profissional.

O Fies para quem não sabe também pode ser uma grande alternativa, pois financia um estudo, e o aluno muitas vezes só começa a pagar após a sua formação. Você pode entrar em uma excelente instituição independente da situação financeira, basta ter força de vontade e ir atrás dos sonhos.

Veja a Faculdade que mais lhe interessa e converse com o responsável nessa parte. Você terá mais chances principalmente se suas notas forem boas. Hoje o total de bolsistas em todo o país já passa o número de 1 milhão.

Como conseguir bolsas de estudos



Estudar é a única forma para conseguir um futuro promissor, por isso as pessoas estão investindo cada vez mais na formação técnica ou acadêmica. Entretanto, o custo para realizar cursos não é barato e por isso se torna interessante conseguir uma bolsa de estudos.

Há muitos meios de conseguir uma oportunidade para estudar de graça, mas para isso você deverá provar a sua capacidade e se dedicar ao máximo para ter um bom desempenho no curso. Quando se diz respeito a ensino superior, o Prouni se destaca com a sua oferta de bolsas de estudo. O programa foi desenvolvido pelo Governo

Federal e todos os anos seleciona os alunos que merecem vagas nas universidades particulares, o critério de classificação leva em conta a nota do Enem e a renda familiar.

Todas as faculdades costumam adotar um sistema para oferecer bolsas, basta o estudante ter interesse e procurar conhecer todas as possibilidades. Não deixe de investir na sua qualificação e consiga se destacar assim no mercado de trabalho.
Qual a verdadeira importância do estudo ?



Na vida profissional devemos estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Somente dessa maneira é que conseguiremos conquistar o nosso espaço no mercado de trabalho e conseqüentemente o sucesso.

Essa caminhada deve começar desde cedo, quando ainda estamos na escola. O estudo é que nos preparará para encarar essa realidade, por isso é que devemos nos empenhar e fazer de tudo para adquirir cada vez mais informação. A educação tem a importante tarefa de nos “adaptar” a vida real e ao mundo competitivo.

O estudo não deve fazer parte da nossa vida apenas quando estamos no colégio, ele tem que nos acompanhar ao longo de nossa trajetória. Por isso, procure adquirir cada vez mais conhecimento, pois mais cedo ou mais tarde o resultado do seu esforço irá aparecer.
# Por que fazer uma faculdade ?



Acredito que muitos conheçam pessoas que ingressaram na faculdade somente para dizer a tão sonhada frase “eu faço faculdade”. Mas qual o real significado de fazer uma faculdade?

Muitos jovens quando se aproximam da conclusão do ensino médio passam por inúmeras cobranças da sociedade pela escolha de um curso superior. Eles se sentem na obrigação de fazer tal escolha e muitas vezes não se sentem preparados para assumir uma decisão que a princípio tem a imagem de que será “para o resto de suas vidas”.

Cursar por cursar não é uma decisão sábia, até mesmo porque quando não há interesse pelo estudo gera o desânimo, o estresse e o jovem acaba perdendo seu tempo enquanto poderia estar em busca de seus ideais. Outro problema muito comum é o alto índice de desistência no primeiro ano de faculdade.

O curso superior não significa somente ter um diploma. É preciso compreender todo o contexto que existe por trás do diploma, seus valores, a maturidade e a construção de uma carreira no mercado de trabalho tão competitivo como nos dias atuais.

Para aqueles que já ingressaram na universidade reflitam sobre o curso, o mercado de trabalho, as características dos profissionais dessa área, as vantagens e desvantagens de tal profissão. Caso descubra que essa profissão não é a dos seus sonhos, não se deixe levar pela comodidade, procure descobrir do que verdadeiramente você gosta.

Para os que ainda não sabem o que fazer, reflitam sobre a real importância da faculdade, pesquise sobre os cursos que mais se identifique, converse com estudantes e profissionais da área, com certeza após essas dicas você terá condições de fazer uma escolha mais consciente.

Pense nisso !
Para que serve uma faculdade ?

Para aprimoração de conhecimentos.

Muitos profissionais entram hoje em dia para aprimorar conhecimentos e ter o diploma em cima daqueles conhecimentos já adquiridos até mesmo antes de começar a faculdade.

Muitas pessoas estão se concentizando que temos que buscar conhecimento e nao esperar cair do seu ou o professor abrir nossa cabeça e colocar todos os conhecimentos nela sem nos esforçarmos para isso.

Clique-me



Fazer uma faculdade não é nada fácil, visto que exige muita dedicação aos estudos. Quando, paralelamente ao emprego cursa-se uma faculdade, a cobrança se faz ainda mais presente. Entretanto é o que irá inserir você no mercado de trabalho, ou mantê-lo no seu cargo por muito mais tempo.
Universidade. E agora ? Como estudar ?


1. Estudar na Universidade:

Estudar na universidade é completamente diferente de estudar no ensino médio. Primeiramente, porque os tempos e o volume dos conteúdos são diferentes. Na universidade, o tempo de estudo é mais curto (um semestre), enquanto no ensino médio o aluno trabalhava com cursos de duração de um ano. Portanto, podemos dizer que na universidade há uma inversão: mais conteúdo em menos tempo. Talvez possam achar isso injusto, mas é preciso ter maturidade para conseguir se desenvolver como aluno no curso superior.

Hoje em dia, entrar na universidade é relativamente fácil, pois o processo seletivo tornou mais democrático o acesso ao ensino superior. Entretanto, apesar da facilidade de acesso à universidade, ainda existe uma grande evasão de alunos, por diversas razões. Uma das mais relevantes é a falta de aproveitamento do curso, que leva o estudante à desmotivação, a ponto de largar os estudos.

Quando se entra na universidade, é preciso se preparar para um empreendimento de longa duração, no qual a automotivação, a organização e a técnica de estudo são fundamentais para seu desenvolvimento como aluno e, consequentemente, como profissional. Esta oficina tem como objectivo torná-lo consciente das necessidades do aprimoramento de sua técnica de estudo, para que consiga ser bem-sucedido.

2. As Tarefas de um Estudante Universitário:

O curso superior exige boa organização. É preciso que se faça uma análise de rotinas básicas, com o objetivo de aproveitá-las e/ou revisá-las para optimizar o aproveitamento. Após a análise das suas atividades quotidianas, a primeira coisa a fazer é considerar três tarefas básicas de um estudante universitário: assistir às aulas, realizar o estudo extra-aula e realizar os trabalhos académicos. A maioria dos alunos, ao chegarem à universidade, perdem-se totalmente na alocação dos tempos dessas três tarefas. Vamos analisar cada uma delas.

3. Como Assistir Aulas:

Na universidade, os alunos gozam de uma liberdade que lhes permite chegar e sair na hora que bem lhes apetecer. Nos primeiros semestres, muitos são os alunos que ficam fascinados com essa possibilidade e perdem-se completamente, a ponto de serem reprovados por faltas. Assim, se fez a opção de ser um universitário, aja de forma adequada. Lembre-se que as aulas serão a base para seus estudos, portanto, aproveite-as ao máximo.

As aulas na universidade são completamente diferentes daquelas que se vê no básico e secundário, pois, para além da questão temporal já abordada, elas têm por objectivo fomentar o interesse pelo assunto em questão. A partir desse interesse deve-se complementar a informação das aulas numa busca pessoal, ou seja, as aulas deverão ser obrigatoriamente complementadas pelo estudo e pelos trabalhos solicitados pelo professor.

Ao assistir as aulas, os alunos devem prestar atenção e pensar ao mesmo tempo. Na escola, as coisas eram dadas de forma muito mais simplificada do que no curso superior. É muito comum, sobretudo nos primeiros semestres,

que os alunos fiquem muito preocupados em anotar tudo o que o professor fala, e/ou escreve, e esquecem-se de uma coisa que é fundamental: é necessário pensar para assimilar a informação. Se apenas se procura reter as palavras usando a memória, o aluno ficará comprometido, pois só assimila conteúdos quando pensa sobre eles de forma crítica.

Na universidade, as aulas são mais dinâmicas. Os professores usam esquemas que podem ser apresentados por meios eletrónicos, cada vez mais comuns, ou em esquemas apresentados. Após a apresentação desses esquemas, o professor discorre sobre o conteúdo apresentado e ilustra-o por intermédio de exemplos, por indicações de leituras e solicitação de trabalhos, entre outros.

4. Como os alunos normalmente agem nas aulas?

Copiam, letra a letra, os esquemas do professor!

Se um professor usa o quadro, as coisas ficam inicialmente mais fáceis, pois enquanto está a passar o esquema, os alunos copiam mecanicamente e, conversando ao mesmo tempo. Normalmente, o aluno consegue copiar e conversar simultaneamente.

Alguns, entretanto, conversam e ao copiar pulam trechos em função de uma distração já esperada. Ao copiar conversando com o colega, o aluno não está atento à matéria e sim ao conteúdo da conversa, o que faz com que não se aproprie do conteúdo num primeiro momento, pois está realizando uma acção mecânica. É importante, portanto, que copie procurando entender o que está sendo apresentado. Então, deve procurar falar o menos possível e ficar atento ao que está sendo transmitido. Se fizer isso, provavelmente na hora que o professor começar a explicação, irá interagir com ele fazendo perguntas, pois nada é mais natural e desejável do que o surgimento de dúvidas.

Uma dica super importante para quem copia os esquemas do professor: ao copiar, deixar muitos espaços em branco para serem preenchidos depois, à medida que se ouve as explicações do professor. Nesses espaços, poderão ser colocados os exemplos e/ou complementar com explicações mais profundas que o docente forneça, como dicas de leitura, filmes, testes laboratoriais, entres outros.

As coisas tendem a ficar mais complicadas quando o professor usa um programa de computador para apresentações. Quando o docente usa esse equipamento, normalmente, a apresentação fica muito mais rápida e dinâmica, pois os softwares utilizados têm recursos de animação, imagens, etc. O professor, então, começa a explicar a partir dos slides e os alunos, simultaneamente a isto, ficam a copiar os textos exibidos. É quando começam as falas: "Espere um pouco... Dá para voltar o slide anterior, só um instante..." Apesar de ser mais dinâmica, este tipo de aula exige do aluno mais prontidão, maturidade para ficar atento ao conteúdo que está a ser apresentado e interagir com ele. O aluno não deve preocupar-se em copiar literalmente o que está a ser apresentado no quadro. Usar tópicos, copiar apenas os aspectos principais da explicação e lembrar-se de deixar muitos espaços em branco para serem preenchidos após a apresentação. Nesse tipo de aula, é muito comum o professor indicar leituras complementares e/ou disponibilizar o conteúdo na Internet.
Assim sendo, prestar atenção ao que está a ser apresentado, fazer perguntas sobre o que percebeu, achou interessante, discordou ou não entendeu. Assim, o aluno poderá avaliar sua compreensão, interagindo com o professor a partir de exemplos que lhe possam ocorrer durante a aula. O aluno não deve ter medo e, deve lembrar-se que o professor está ali para ajudar a perceber o que está a ser apresentado.
Esta proposta de anotação da matéria dada em aula, dá uma sensação inicial de que o aluno está com a matéria incompleta, mas, é aqui que entram as outras fases de estudo. O aluno deve lembrar-se: a aula é apenas uma das partes do estudo na universidade. Deverá, obrigatoriamente, complementá-la fora da sala de aula.

5. Estudo Extra-aula:

Na universidade, é fundamental destinar um tempo para o estudo em casa. No ensino médio o professor dava alguns exercícios de fixação, a tradicional lição de casa - T.P.C.,

que, aliás, não davamos muita atenção, não é verdade? Apesar disso, acabavamos nos saindo quase sempre bem. Na universidade, a mesma coisa pode acontecer, mas o aluno estará a perder uma das melhores oportunidades que o ensino superior lhe possibilita: a de aprender com autonomia. Ao conseguir organizar-se e aprofundar-se sem a supervisão de uma outra pessoa, o aluno torna-se num académico que realmente aproveita as oportunidades, além de se tornar um profissional categorizado.
Mas, então perguntam, o que é exatamente o estudo extra-aula?
Na universidade, é fundamental que se encontre um tempo para rever as aulas fora da aula, com a finalidade de complementar os apontamentos, passar a limpo a matéria dada em aula, verificando o que se conseguiu entender e o que não ficou claro. As informações apresentadas na aula deverão ser, necessariamente, complementadas pelo estudo extra-aula, sob pena de tornarem-se superficiais e pouco significativas. Isso naturalmente suscita dúvidas no estudante, que deverão ser esclarecidas na aula seguinte.

O estudo extra-aula é composto de duas atividades básicas:
a) Revisão das Aulas:

Rever uma aula é, basicamente, passar a limpo as anotações feitas durante a as aulas.Por mais organizado que se seja, é perfeitamente natural que os apontamentos anotados durante as aulas sejam incompletos e até meio confusos. Por isso, é importante passar a limpo. Quando passamos a limpo uma informação, podemos perceber se a entendemos corretamente ou não. Evidentemente, essa percepção só acontecerá se estivermos a pensar enquanto estamos a trabalhar e não só copiando de maneira mais bonita. O melhor sistema de notas de aula é feito com folhas soltas (tipo monobloco).Esse tipo de anotação pode ser constantemente actualizado. Logicamente, é importante manter um arquivo das aulas, de modo a poder consultá-lo quando tiver que estudar. Quando se usa um caderno simples para arquivo, torna-se difícil incluir novas informações.
É muito importante que se tenha o Programa da Disciplina sempre à mão para se situar quanto aos conteúdos abordados. Da mesma forma, é importante ter, também, o Programa Geral do Curso para se situar em que fase da matéria está.
b) Leituras de Apoio e/ou Complementares:

Uma coisa é muito importante: não dá para fazer um curso superior bem feito sem leituras, por mais prático que este curso possa ser.
Talvez pudéssemos classificar a leitura em dois grupos distintos: a leitura por prazer, que é formada por todas as revistas, BD's e livros que se lê para o próprio entretenimento; e a leitura analítica, aquela que se faz a fim de se apropriar de um assunto ou conteúdo técnico e/ou científico.Evidentemente, na universidade, a leitura que interessa é a analítica.
A leitura analítica é bem diferente da leitura de lazer. Na leitura de lazer jamais se vai ao final da história, se lê o último capítulo antes do primeiro. Normalmente, vamos absorvendo passo a passo a leitura, vendo aonde o autor quer nos conduzir.

Na leitura analítica, acontece justamente o contrário: deve-se fazer uma exploração inicial do material procurando levantar aonde o autor quer chegar. Na verdade, a literatura técnico-científica traz, geralmente, um resumo contando o "final da história", de modo que a leitura de um determinado tema possa ser agilizada.
Uma boa forma de iniciar a leitura analítica é fazer uma leitura diagonal do texto, ou seja, dar uma folheada inicial em todo o texto para saber, de uma forma geral, o que o autor quer dizer. Depois retoma a leitura detidamente, sublinhando as idéias principais, para, em seguida, fazer um resumo com suas próprias palavras. O que é preciso saber é que se deve reservar um tempo especial para a leitura, pois ela é fundamental para sua formação.Muitas vezes, um professor pede um resumo ou uma análise de um texto aos alunos.
É muito comum que os alunos façam trabalhos pouco elaborados, sem muita atenção, apenas cumprindo a determinação do professor para terem a avaliação pertinente. Aqueles que agem dessa forma estão muito enganados, pois acabam perdendo um tempo precioso de maneira inútil. Ao ler um texto deve-se aproveitar para estudá-lo, extraindo dele informação que irá complementar a das aulas. Se se agir assim, tudo ficará mais fácil numa avaliação. Por exemplo: você não irá precisar reler o texto todo para estudá-lo, basta reler suas anotações. Muitas vezes eu pergunto aos alunos: se eu desse um teste em que vocês pudessem consultar apenas os vossos resumos, vocês confiariam neles? E vocês, confiariam nos seus? Bem, se a resposta for afirmativa, você provavelmente tem uma boa técnica de leitura, se for negativa, precisa melhorar.

6.Trabalhos Académicos:

Os Trabalhos Académicos são o terceiro ponto para o complemento de sua formação. Esses trabalhos devem ser levados muito a sério pelos estudantes, pois, aliados aos itens anteriores, permitirão o aprofundamento nos temas trabalhados de maneira muito significativa.

Os trabalhos académicos são, geralmente, baseados em leituras. Podem ser, também, mais elaborados, envolvendo visitas de estudos, saídas de campo, pesquisa em diversas fontes, etc. São, portanto, trabalhos de longo prazo. O professor costuma pedir esses trabalhos logo no começo de um bimestre, a fim de que os alunos se preparem para eles com antecedência. Vocês conseguem adivinhar o que acontece nos primeiros bimestres do curso superior, quando esse tipo de trabalho é solicitado? Os alunos deixam tudo para a última hora e os trabalhos saem superficiais. Quando não é assim, um dos colegas geralmente faz o trabalho sozinho. Este item é, também, muito importante e merece uma explicação mais detalhada num capítulo próprio. O que você precisa saber aqui é que deve iniciar seus trabalhos logo que sejam solicitados, evitando os atropelos de última hora.
28 coisas que você deve saber quando entrar na faculdade



1. Não importa o quão tarde é a sua primeira aula, você vai dormir durante ela;
2. Você vai mudar completamente e nem vai notar;
3. Você pode amar várias pessoas de maneiras diferentes;
4. Alunos de faculdade também jogam aviões de papel durante as aulas;
5. Se você assistir às aulas calçado, todo mundo vai perguntar por que você foi tão chique para a faculdade;
6. Cada relógio no prédio mostra um horário diferente;
8. Se você era inteligente no colegial… azar o seu!
9. Não importa tudo o que você prometeu quando passou no vestibular, você vai às festas da faculdade, mesmo que sejam na noite anterior à prova final;
10. Você pode saber toda a matéria e ir mal na prova;
11. Você pode saber nada da matéria e tirar dez na prova;
12. Você tornará “expert” em colas;
13. A sua casa é um ótimo lugar para se visitar;
14. A maior parte da educação é adquirida fora das aulas;
15. Se você nunca bebeu, vai beber;
16. Se você nunca transou, vai transar;
17. Se você não fizer nada disto durante a faculdade, não fará nunca mais na vida, a não ser que você faça uma nova faculdade;
18. Você vai se tornar uma daquelas pessoas que seus pais falaram para você não se meter com elas;
19. Psicologia é, na verdade, biologia;
20. Biologia é, na verdade química.
21. Química é, na verdade física;
22. Física é na verdade matemática;
23. Ou seja, que mesmo depois de estudar anos, você não vai saber nada;
24. Sentir, depressão, solidão e tristeza, não são frescuras de quem não tem o que fazer;
25. Você sempre vai prometer que no próximo semestre você vai estudar mais, festiar menos, mas sempre acontecerá o contrário;
26. As únicas coisas que compensam na faculdade são os amigos que você fará lá;
27. Não verá a hora de terminar a faculdade;
28. E quando terminar, perceberá que foi a melhor época de toda a sua vida.
Fazendo Teste Vocacional



Você é uma daquelas pessoas que terminou os estudos e agora não sabe qual curso fazer na faculdade? Já pensou em ser astronauta, professor, jogador de futebol e outras profissões ‘diferenciadas’.

Então para facilitar na escolha de que faculdade fazer trazemos para você um teste vocacional, também chamado de teste de aptidão, que irá te ajudar a escolher que curso fazer na faculdade. Você deve pensar: "Como escolher um curso de faculdade se eu não tenho a menor ideia do que vou fazer?".

Esse teste vocacional funciona da seguinte maneira: ele é capaz de entender seu gosto, suas atitudes, seus hobbies, ou seja, se você gosta de flores, terra, campo provavelmente o teste te indicara algum tipo de curso ou faculdade que corresponda ao seu gosto, como jardinagem, por exemplo.

Mas lembre-se responda as perguntas com honestidade e provavelmente ele te indicará qual curso fazer na faculdade.
Para acessar o teste de vocação profissional, clique no link abaixo e siga o passo-a-passo contido na apostila.

Clique-me .
Universidades no Brasil #



Acre
UFAC - Universidade Federal do Acre

Amazonas
UA - Universidade do Amazonas

Maranhão
UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Pará
UFPA - Universidade Federal do Pará
UNAMA - Universidade da Amazônia

Rondônia
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia

Roraima
UFRR - Universidade Federal de Roraima

Alagoas
UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Bahia
UCSAL - Universidade Católica do Salvador
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UFBA - Universidade Federal da Bahia

Ceará
UECE - Universidade Estadual do Ceará
UFC - Universidade Federal do Ceará
UNIFOR - Universidade de Fortaleza
URCA - Universidade Regional do Cariri
UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Maranhão
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Pernambuco
UPE - Fundação Universidade de Pernambuco
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Paraíba
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
UNIPE - Universidade de Ensino Superior do IPE

Piauí
UFPI - Universidade Federal do Piauí

Sergipe
UFS - Universidade Federal de Sergipe
UNIT - Universidade Tiradentes

Rio Grande do Norte
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
URRN - Universidade Regional do Rio Grande do Norte

Espírito Santo
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Minas Gerais

PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
UFLA - Universidade Federal de Lavras
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
UFU - Universidade Federal de Uberlândia
UFU - Universidade Federal de Uberaba
UFV - Universidade Federal de Viçosa
UNIFENAS - Universidade de Alfenas

São Paulo
PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas
PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
UAM - Universidade Anhembi Morumbi
UBC - Universidade Braz Cubas
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
UM - Universidade Mackenzie
UMC - Universidade de Mogi das Cruzes

UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto
UNESP - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho
UNIABC - Universidade do ABC
UNIARA - Centro Universitário de Araraquara
UNIB - Universidade Ibirapuera
UNIBAN - Universidade Bandeirantes de São Paulo
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
UNICID - Universidade Cidade de São Paulo
UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
UNIFRAN - Universidade de Franca
UNIMAR - Universidade de Marília
UNIMARCO - Universidade São Marcos
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos
UNIP - Universidade Paulista
UNISA - Universidade Santo Amaro
UNISANTA - Universidade de Santa Cecília
UNISANTOS - Universidade Católica de Santos
UNITAU - Universidade de Taubaté
UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba
USC - Universidade do Sagrado Coração
USF - Universidade São Francisco
UNG - Universidade de Guarulhos
UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista
USJT - Universidade São Judas Tadeu
USP - Universidade de São Paulo

Rio de Janeiro
PUC-RJ- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
UCB - Universidade Castelo Branco
UCP - Universidade Católica de Petrópolis
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
UFF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
UFF - Universidade Federal Fluminense
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
UGF - Universidade Gama Filho
UNESA - Universidade Estácio de Sá
UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio
UNIG - Universidade de Nova Iguaçu
UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro
UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira
USU - Universidade Santa Úrsula
UVA - Universidade Veiga de Almeida

Distrito Federal
UnB - Universidade de Brasília
UCB - Universidade Católica de Brasília

Goiás
UCG - Universidade Católica do Goiás
UNIANA - Universidade Estadual de Anápolis
UFG - Universidade Federal de Goiás

Mato Grosso
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Paraná
PUC-PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
UEL - Universidade Estadual de Londrina
UEM - Universidade Estadual de Maringá
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
UFPR - Universidade Federal do Paraná
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Rio Grande do Sul
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
UCPEL - Universidade Católica de Pelotas
UCS - Universidade de Caxias do Sul
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil
UPF - Universidade de Passo Fundo
URCAMP - Universidade da Região de Campanha
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
URG - Universidade do Rio Grande
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Santa Catarina
FURB - Universidade Regional de Blumenau
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
UFSC - Universidade Planalto Catarinense
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
UNISUL - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina
UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
Os 10 mandamentos para passar de ano


1. Tenha atenção em sala de aula. Conversas paralelas atrapalham muito, assim como os aparelhos eletrônicos. Desligue o celular e o i-pode.2. Estude, pelo menos, duas horas por dia em casa. Defina o melhor horário e aproveite para fazer revisão do conteúdo.3. Estude uma matéria de cada vez. Evite misturar as disciplinas e faça resumos de cada conteúdo.4. Leia com atenção os textos. Uma maneira de assimilar o que está escrito e resumir mo texto.5. Aproveite as atividades extra-classe que quase todas as escolas oferecem. O reforço escolar fora do período da aula é uma ótima oportunidade para aprender mais.6. Use a internet como aliada. Peça dicas de sites a professores e aproveite o MSN para estudar ou tirar dúvidas com os colegas.

7. Concentração é palavra de ordem para quem estuda. Evite a tevê no quarto e desligue o celular. Lembre-se: uma hora de estudo com concentração vale mais do que três horas de estudo com distração.8. Nas avaliações ou provas, primeiro leia todas as questões e depois resolva as mais simples ou que você tenha mais confiança no acerto. Depois passe para as mais complicadas.9. Faça anotações das coisas mais importantes que o professor fala, pois nem tudo o que ele diz em sala está nos livros.10. Não deixe para estudar na véspera de uma prova. Passar a madrugada em meio a livros e cadernos é inviável. Por isso tenha seu cronograma de estudos e procure dormir bem.
Blogs e site com dicas para salvar o ano escolar
Manual prático para passar de ano



1. Faça uma “falsa cola” com fórmulas, datas, eventos importantes ou nomes das obras e os autores. Carregue na sua bolsa e, sempre que der, dê uma lida: vale esperando o ônibus, enquanto estiver na manicure ou durante o comercial do seu seriado preferido. Isso vai te ajudar a memorizar o conteúdo, sem sentir. Detalhe importante para o dia da prova: deixe a cola em casa!

2. Agora é a hora de estudar todos os dias: chegue em casa e faça a revisão do que foi ensinado no dia, cheque suas dúvidas e leve para o professor já no dia seguinte. Assim você não precisa sacrificar seus fins de semana estudando!

3. Na hora de estudar é preciso concentração, por isso crie um ambiente agradável para isso com uma boa iluminação e uma cadeira bem confortável. Evite estudar deitada na cama e com TV, som ou computador ligados.

4. Falando em computador: nada de deixar o MSN on ou fica checando toda hora se alguém te deu um RT no Twitter. Use a internet só se for pra te ajudar nos estudos.

5. Está bem, você pode sim entrar no MSN e ficar na internet um pouco. Programe bem seu horário de estudo, inclusive se dando 10, 15 minutos de intervalo a cada 1 hora e meia de estudo! Você pode inclusive se divertir e estudar ao mesmo tempo. O Guia do Estudante tem uma seção só para isso. Escolha um tema e se jogue !

6. Não se esqueça de ter, no seu canto de estudo, materiais importantes para facilitar sua vida como: dicionário, caneta, lápis, borracha, marcador de texto colorido, livros e caderno – ter que levantar toda hora pra buscar algo só tira sua concentração!

7. Para os conteúdos teóricos, faça resumos lendo, grifando e reescrevendo os tópicos mais importantes dos textos estudados.

8. Já para os conteúdos práticos, não adianta: fazer exercícios é a melhor maneira de fixar a matéria. E nem precisa fazer uma lista de 50. Peça para seu professor selecionar os 10 mais importantes e os refaça quantas vezes for preciso para acertar o resultado.

9. É importante também não desperdiçar nenhuma chance de nota. Por isso programe-se pra entregar todos os trabalhos. Guarde uma agenda com suas tarefas. Dois dias antes da entrega, anote um lembrete e cole num lugar que você vá ver (pode ser a cabeceira da sua cama ou o espelho do seu quarto).

10. Se você é do tipo que não consegue estudar sozinha, não fique com vergonha. Peça ajuda para seus pais ou até mesmo para um professor particular – com ele, você pode focar nas suas dúvidas sem vergonha de estar atrasando a turma toda.
THE END !

id='fb-root'/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai, não custa nada *-*

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.